Um estudo feito por fisiologistas do São Caetano Futebol Clube comprovou que a administração de shoyo junto com o treino reduz cãibras. Os jogadores tomaram uma colher de sopa antes do treino, uma no intervalo e outra no fim do treino.
" A cãibra tem a ver com o suor, onde perdemos alguns sais minerais, magnésio, cloro, sódio, potássio entre outros elementos. O potássio a gente sabe que tem na banana mas o consumo da banana como prevenção de cãibra não é o ideal na hora da atividade física devido a demora para a absorção no organismo, além disso o potássio não é o que mais vai embora no suor, o principal que interessa para nós atletas é o sódio que nada mais é do que sal, mas não podemos consumir sal puro e tão pouco abusar do consumo na alimentação, foi então que os fisiologistas voltaram as tradições milenares do Japão e encontraram a resposta utilizando o ‘’Shoyo’’, um tempero tipicamente japonês, molho líquido, escuro e salgado feito à base de feijão de soja salgado e fermentado. É usado para temperar sopas, legumes e verduras. Tônico precioso fortificante e rejuvenescedor do sangue, rico em enzimas, contém proteínas, vitaminas, aminoácidos e lactobacilos. Ideal para reconstituição e regeneração das células, um produto de fácil acesso, por ser líquido tem uma rápida absorvição para o organismo."
Claro, não substituiremos a banana por shoyo na dieta de um atleta, mas quando se trata da questão da absorção, podemos pensar em casos como o tenis, onde o fisioterapeuta tem apenas 3 minutos para realizar o atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário