Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.”
(Kuhn, 1997)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESPORTE E CIÊNCIA



O entendimento do esporte como fenômeno social e cultural do mundo dá-se como um fato construído. Seu valor na sociedade é justificado de diferentes formas, seja na prevenção de doenças, promoção de saúde, como meio de socialização, consciência comunitária, entretenimento e lazer, conduta ética, identidade e representação simbólica da nação, influência política, desenvolvimento de habilidades motoras e mentais, atuando como fato social positivo na vida da população. Essa atividade é muito complexa e influencia campos diversos - fruto do domínio tecnológico, da atividade profissional, do comércio e negócio, do artigo de consumo, da indústria de entretenimento, do empreendimento de saúde, da educação e da política devendo ser encarada como cultura e vida.
A atividade física sendo como sinônimo do esporte ganha adeptos todos os dias, não só no esporte-rendimento, mas também no esporte-educação e esporte-participação. Evidências científicas consistentes têm demonstrado a atividade física regular como sendo capaz de reduzir a incidência e/ou atuar como importante coadjuvante no tratamento de doenças de diversas etiologias. A população sendo inseridas no esporte, através de políticas públicas governamentais e privadas reconhecendo sua importância no cotidiano.
A reabilitação esportiva ganha cada vez mais espaço, uma vez que não se foca apenas ao esporte de elite, mas também a praticantes entusiastas das diversas modalidades esportivas. A prática de atividades físicas leva ao surgimento e predisposição de lesões específicas do esporte, com tratamentos e condutas diferentes que devem ser realizados por profissionais especializados, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e treinadores habilitados e preparados para a ciência do esporte. A realização de atividade física sem a adequada supervisão de profissionais da área da saúde é muito comum, o que acaba por levar à falta de cuidados durante o desenvolvimento daquelas e o aparecimento de um número mais elevado de lesões.
Com a comprovada importância da prática esportiva, essa atividade deve ser encarada de forma séria. A ciência do esporte, em amplo crescimento, deve ser fruto de estudos, pesquisas, discussões, aprendizagem e conhecimento; reconhecida como especialidade não menos importante do que áreas tradicionais da saúde. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto inserida na Universidade de São Paulo como referência mundial e modelo não pode excluir a ciência do esporte de seu currículo e deve partir dela ações que divulguem, incentivem, propaguem e possibilitem conhecimento dessa especialidade.

Daninlo- LAMA- Em carta para a FMRP

Nenhum comentário:

Postar um comentário