Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.”
(Kuhn, 1997)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Bandagem elástica


Um dos métodos mais conhecidos de bandagem elástica, o Kinesio Taping foi criado em 1979 pelo Dr. Kenzo Kase. Através da faixa elástica de tecido aderente, o método pretende  facilitar o processo natural de cura do corpo. Para isso, objetivo é permitir suporte e estabilidade para a musculatura e articulações sem restringir as amplitudes de movimento das mesmas. 
 Hoje, o método é usado para tratar acometimentos ortopédicos, neuromusculares e neurológicos.
Dr.Kase viu que para estabilizar uma articulação, era efetivo aplicar bandagem ao redor da musculatura envolvida, o que era difícil de se fazer com bandagens rígidas. Como em casos de lesão e overuse o músculo perde parte da sua elasticidade, o quiropraxista e acupunturista desenvolveu a bandagem elástica.
As propriedades da bandagem vieram de estudos cinesiológicos. Por atingir diferentes receptores do sistema somatossensório, a faixa pode aliviar a dor e facilitar a drenagem linfática por "erguer" a pele microscopicamente.  


A bandagem pode ser aplicada de diversas maneiras conforme o objetivo:  Com recortes diferentes, tensões variadas, abrangências musculares diversas e  fins específicos.


Apesar da bandagem elástica ser usada para reeducar o sistema neuromuscular, reduzir a dor, melhorar a performance, prevenir lesões e auxiliar no processo de cura, ainda faltam estudos científicos relevantes que comprovem esses efeitos. Porém, muitos atletas que utilizam o método, referem melhora da dor, do rendimento e da performance.




Para aplicação, é necessário muito conhecimento anatômico e cinesiológico do corpo, pois a troca de origens e inserções musculares pode reverter o efeito da bandagem.
No mercado, já encontram-se disponíveis diversar marcas de bandagem elástica, porém, sempre deve-se atentar à elasticidade (pode ser reduzida ou aumentada), capacidade adesiva (durabilidade) e qualidade em geral.



Espero que tenham gostado do post... a bandagem elástica vem aparecendo cada vez mais nos esportes mais praticados e é  importante nos manter informados!!! 
Até a próxima, 
Letícia Villani (coordenadora LIFE)









Um comentário: