Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.”
(Kuhn, 1997)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Power Balace , a pulseira do (des)equilíbrio??

A moda chegou e uma pulseira de diversas cores e hologramas quadridimensionais prometem dar mais equilíbrio energético (power balance) a todos que a usarem. De ante mão me parece ser mentira, uma pulseira gerando equilíbrio energético? reposição de íons, atuação no ciclo de krebs, atuação na junção neuromotora? Um amigo, fisio, ao comprá-la procurou o carregador e.... adivinha: não vinha. Procurou instruções, deixar ao sol, banho de água corrente mas nada.
Mas chega de sarcasmo, esse vídeo é bem legal e para saber mais sobre o POWER BALANCE assista.
Um estudo duplo- cego com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, demonstrou que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio. Os resultados indicam que a pulseira não tem nenhum efeito”, conclui o pesquisador em declaração ao jornal El País.
 Mas isso nos leva a pensar e no efeito placebo, mas o que seria? é o fenômeno na qual os sintomas do pacientes são eliminados/diminuidos por algum tratamento ineficaz( do ponto de vvista científico), sendo uma resposta psicológica ao tratamento.
É interessante notar que pesquisadores que investigaram o efeito de comprimidos de placebos observaram que os grandes são mais eficazes do que pequenos, e coloridos são mais eficazes do que os brancos; mostrando que a identidade visual cria uma expectativa que afeta a resposta do paciente.
Um efeito de bastante discussão e que está envonvido muitas vezes a resultados atribuidos a fisioterapia. O acesso a resultados científicos justificam a importancia da atuação humanizada. Ao atender bem, valorizar o paciente, transmitir segurança e conhecimento terá seu papel na evolução do tratamento.
Lama. TVI